Blog Archive

A vida aqui

Neste pedaço do mundo, quase 10 mil tipos dividem o mesmo chão, histórias, sonhos e cotidiano. Nessa terra o tempo tem seu próprio compasso, e certos costumes, como participantes anacrônicos, eternizam-se no presente como sempre estiveram no passado

Sociedade da Transparência

Em advertência Rousseau dizia “Não faça e não diga nada que o mundo inteiro não possa ver ou não possa ouvir”, a era digital nos confronta com a realidade que mundo inteiro pode ver e ouvir tudo. Mas imersos nessa água permanecemos alheios a essa realidade. Nos afundamos em nós mesmos contagiados pela exposição e sem perceber tornamos nossas vidas obscenas. “Obscena é a coação de colocar tudo à mercê da comunicação ou da visibilidade”. Reduzimo-nos a objeto-propaganda em que “tudo se mensura em seu valor expositivo.”

Infocracia

Byung-Chul Han aponta o abandono do regime disciplinar foucaultiano baseado no controle do corpo e da energia em prol de um regime de controle das informações. Enquanto o antigo  regime disciplinar era intrusivo, rígido, de cerceamento e controle, o atual, o da informação, é aberto, transparente, manipulativo e psicopolítico.